quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Gil sai de Melbourne com a cabeça erguida e orgulho intacto


Frederico Gil foi esta quarta-feira eliminado do Open da Austrália após sucumbir face a um cotadissimo Gael Monfils pelos parciais de 6-4 6-4 1-6 6-2. Após uma primeira ronda durissima contra Pablo Cuevas, Gil entrou no encontro empenhadissimo em juntar mais uma página de história na sua (já histórica) carreira. Só que Monfils não estava disposto a colaborar e, apesar de Gil ter consguido um break, Monfils conseguiu quebrar o serviço ao sintrense em duas situações e fechar o set a 6-4. No segundo set, houve mais do mesmo, com Monfils a confirmar as credenciais que o estabeleciam à partida como jogador mais forte e conseguiu, mais uma vez, fechar o set a 6-4. No 3º set o francês relaxou, e Gil aproveitou muito bem, conseguindo de imediato uma vantagem de 4-0 e uma vitória no set por 6-1. Tudo indicava que o 4º set ia ser muito discutido, pondo-se até a hipótese de um 5º set, mas mais uma vez, Monfils provou ter demasiado poder para Frederico Gil. Acaba assim a campanha de Frederico Gil na Austrália com a certeza que Gil pode ambicionar voos mais altos e finalmente afirmar-se na alta roda do ténis mundial


ESTAMOS ORGULHOSOS!! OBRIGADO FRED!!

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

À 10º É DE VEZ


Frederico Gil conseguiu hoje quebrar o enguiço que de há 2 anos para cá o atormentava: conseguir a primeira vitória em torneios do Grand Slam. Gil alcançou esse feito batendo Pablo Cuevas num jogo equilibradissimo com os parciais de 6-4 6-7(7) 4-6 6-3 9-7 em 4h26m (!). No primeiro set, os dois jogadores manteram os seus serviços de maneira mais ou menos segura até que Gil, no 9º jogo, quebrou o serviço a Cuevas, servindo depois para fechar o set a 6-4. No segundo parcial Cuevas adiantou-se para 3-1 só que Gil recuperou logo de seguida para igualar a partida. Os jogadores manteram os seus serviços até ao tie-break, em que Gil dispôs de 2 set points para se adiantar por dois sets a zero, que de nada valeram, já que Cuevas salvou-os e fechou o segundo set por 7-6(7). No 3º set, Gil sucumbiu por 6-4 mas no 4º set, Gil, determinado a levar o encontro para um 5º set, venceu por 6-3. No 5º e decisivo (épico) set, os jogadores manteram os seus serviços para levar o set a proporções históricas para os dois jogadores. Gil esteve sempre mais perto de conseguir o break, que veio finalmente no 15º jogo do quinto set. Gil só tinha agora de confirmar o seu jogo de serviço. Depois de 2 match-points vinha o momento por que todos nós esperavamos: mais um match-point! E passados 30 segundos chegava a confirmação: Gil feliz na Austrália!

Na 2º ronda, Gil irá defrontar o 12º cabeça-de-serie Gael Monfils, vencedor do embate face a Thiemo de Bakker, que tambem fora a um 5º set. De referir que Monfils esteve a 2 pontos da derrota nesse encontro.