sábado, 9 de outubro de 2010

Frederico Gil termina a sua campanha em Tarragona






Depois de duas vitórias consecutivas em embates cuja duração superou as 3 horas de jogo, Frederico Gil (101º do ranking do ATP World Tour), cedeu hoje após nova maratona. Em embate relativo às meias-finais do V Open Costa Daurada, Challenger 30,000$ de Tarragona, Gil caiu às mãos do checo Jaroslav Pospisil, 146ºATP, pelos parciais de 6-2, 4-6, 7-6(5).

O tenista português correu sempre atrás do marcador no terceiro set. Gil quando o marcador indicava 5-6 Gil salvou 1 match point. Fred ceder por 7-5 no tie-break. Esta é a segunda vez em 2010 que Gil não consegue ultrapassar o experiente checo.
Apesar da derrota, Gil tem garantido o regresso ao top-100 mundial com os 29 pontos amealhados pela meia-final em Tarragona. Na próxima semana, o nº1 nacional rumará até ao Uzbequistão, onde defenderá o estatuto de 3ºCS no forte Challenger de Tashkent.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Gil: O Homem-Maratona

Frederico Gil está cada vez mais a tornar-se o "Homem-Maratona" da edição de 2010 do Open Costa Daurada, em Tarragona, Espanha. Depois de um embate de 2ª ronda com a duração de quase 3 horas, desta feita Gil prevaleceu sobre o espanhol Albert Ramos-Viñolas, 120 do ranking mundial e 6º cabeça-de-serie no torneio, pelos parciais de 6-4 4-6 6-4, num jogo com a duração de aproximadamente 3 horas. Num jogo termendamente equilibrado, foi Gil a prevalecer, num jogo em que o tenista de sintra nunca esteve em posição para perder o encontro, já que esteve a liderar o encontro por 4-1 no terceiro e decisivo set. Nas meias-finais, a serem disputadas amanhã, Frederico Gil vai discutir o acesso à final com o checo Jaroslav Pospisil, jogador que está em grande forma e a viver o seu melhor ranking de sempre (146º posição), que há duas semanas venceu o Challenger de Trnava, e que já causou uma surpresa neste Open de Tarragona, eliminando o espanhol, 2º cabeça-de-serie, Pablo Andujar. Frederico Gil e Jaroslav Pospisil já se defrontaram uma vez, ainda este ano, no challenger de Projestov, com a vitória a cair para o lado do checo, pelos parciais de 7-6(8) 6-4. Este embate das meias-finais será disputado no Court Central, no 2º encontro do dia, nunca antes do 12:00, hora local, 11:00, hora portuguesa.

ESFORÇO E DEDICAÇÃO COMPENSAM!! CONTINUA ASSIM FRED

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Frederico Gil em Tarragona


No challenger de Tarragona, Frederico Gil vai defrontar o espanhol Albert Ramos-Viñolas, 120º classificado do ranking mundial e 6º cabeça-de-serie deste torneio, num jogo que decorrerá no Court Central, nunca antes das 18:30 locais, 17:30 em Portugal Continental.

FORÇA FRED!!

Destaques na sua carreira/Career Highlights


2004 - Chegou até à final, em duplas, em três Futures jogando ao lado de Bernardo Mota


2005 - Ganhou três títulos de Futures, dois em Portugal derrotando na final Gra
nollers-Pujol em ambos. O seu outro título foi em Venezuela. Em duplas foi finalista no Challenger de Bogotá jogando ao lado de Ricardo Melo e em Portugal venceu, também em duplas três Futures

2006 - Em Maio, fez sua estreia no Estoril Open com WildCard e chegou até aos quartos de final onde perdeu com o vencedor, Nalbandian. Capturado primeiro título Challenger em Junho no Challenger de Sassuolo derrotando na final Fraile.Também conquistou dois títulos em Futures, e três finais. Em duplas, ganhou um Future em Portugal. Vice-campeão no Challenger de Milão jogandoao lado de Viloca e em três outros Futures
2007 - O número 1 nacional terminou no Top 150 pela primeira vez ...
A temporada começou na Taça Davis contra a Geórgia onde perdeu para Chikhladze em Fevereiro.
Caiu na primeira ronda de Casablanca contra Bennetau, antes de chegar à segunda ronda no Estoril Open, com uma boa vitória sobre Ramirez Hidalgo e depois cedeu contra Richard Gasquet.
Foi 1-5 em nível ATP e em duplas 0-2.
No circuito Challenger, ganhou o Challenger de Sevilha, na final ganhou a Andujar.
Imediatamente Gil subiu para o número 135 mundial, o seu melhor ranking até ao momento, em Setembro. Em duplas terminou o ano com 4 finais em Challengers, Karlsruhe, Furth, Manerbio e Bogotá.

2008 - Em 2008 Gil teve um registo excelente de 37-19, venceu com destaque os Challengers de Sassuolo, vencendo Santiago Ventura na final e Istambul derrotando na final Dorsch. Alcançou também as meias finais em East London, Milão e Turim, também quartos de final em sete Challengers e também no Estoril Open onde teve
uma prestação estrondosa e perdeu apenas contra o nº1 mundial, vencedor do
torneio, Roger Federer (6-4 6-1).
Em Grand Slams participou em Roland Garros, Wimbledon e Us Open, Gil perdeu todos estes na primeira ronda, ironicamente sempre para o mesmo adversário, Jeremy Chardy...

2009 - Terminou 2008 com a sua mais alta posição no ranking de sempre (desde 1973) e o primeiro jogador de seu país no final do ano no Top 100 desde Nuno Marques em 1995 (92º mundial).
Começou a época em Fevereiro, com resultados extraordinários com meias
finais em Joanesburgo perdeu com o vencedor do Torneio, Tsonga e em Costa de Sauípe, perdendo contra Belucci (jogador da casa), anteriormente nos quartos de final venceu Nicolas Almagro...

(Quando Gil ganhou a Almagro, a sua melhor vitória de sempre)

Em Março, continuando a sua óptima campanha, chegando até à terceira ronda Miami
qualificando-se e vencendo a Zverev e Karlovic, Gil apenas foi parado por Nadal num jogo memorável (perdeu 7-5 6-3).


( Gil festejando depois de uma excelente vitória contra Karlovic )


Gil também alcançou os quartos em Casablanca, perdeu com Montanes.


(Gil jogando contra Montanes nos quartos de final do torneio de Casablanca)


Em Barcelona qualificou-se para o quadro principal e ainda passou uma ronda, de novo parado por Nadal, num jogo não tão bom como em Miami, perdeu por duplo 6-2.



(Frederico Gil jogando contra Rafael Nadal em Barcelona)


Gil também participou no Estoril Open onde perdeu na primeira ronda contra James Blake que conseguiu chegar até à final.


(Gil a fazer volley contra Blake no Court Central do Estoril Open)


Também foi semi finalista no Challenger de Turim perdendo contra Gaudio.
Gil, até Agosto, estava numa onda de azar, até quando chegou às meias finais no Challenger de Istambul e seguiu com terceira ronda em New Haven perdendo com Andreev.
Em Outubro, venceu o Challenger de Nápoles vencendo na final Potito Starace e também chegou aos quartos de final no Challenger de Orleans, perdeu contra Llodra.

2010- Começou mal a temporada perdendo contra Potito Starace em Doha por claros ( 6-2 6-0).
Depois jogou em Sydney onde se qualificou para o Quadro Principal onde perdeu também para Potito Starace, agora com um resultado não tão desiquilibrado (6-1 6-4).
Depois jogou no Open de Austrália onde perdeu contra David Ferrer num jogo onde Gil nunca esteve normal, pensa-se que foi devido às condições climatéricas que estavam muito quentes, logo, Gil, perdeu por 0-6 0-6 0-2 Ret



(Gil contra Ferrer)


Depois Gil jogou no Open do Brasil onde tinha de defender 90 pontos, apenas defendeu 20, perdendo na segunda ronda contra Pablo Cuevas (50 da hierarquia mundial)



(Gil no Open do Brasil)



Depois jogou em Buenos Aires perdendo na segunda ronda novamente contra Ferrer agora por 3-6 0-6. Nos torneios seguintes Gil esteve muito mal perdendo contra jogadores muito menos cotados...
Apenas voltou ao seu melhor ténis no Estoril Open...
Gil venceu Florian Mayer num excelente jogo que durou mais de duas horas. Gil ganhou por 6-2 6-7(5) e no terceiro set Gil esteve a perder 3-0 e de uma forma inacreditável venceu 6-3!
Na segunda ronda jogou contra Santiago Giraldo que estava num bom momento de forma e Gil de forma superior venceu por duplo 6-4.
Nos quartos de final jogou contra o compatriota e colega Rui Machado, ambos têm o mesmo treinador, João Cunha Silva. Gil ganhou 4-6 7-6(1) 6-3 num jogo em que ambos jogaram ao seu melhor nível.
Nas meias finais Gil jogou contra Guillermo Garcia Lopez por um lugar na final, num jogo que apenas quem foi ao Jamor pode acompanhar, Gil ganhou 6-2 5-7 6-3.
Na final Gil iria encontrar Montanes que ganhou ao número um mundial Roger Federer.
Gil já tinha mais de 7 horas de jogo em 4 encontros.
Numa final que se pode dizer que foi a melhor final do Estoril Open levando mais de 5 mil pessoas ao Jamor Gil e Montanes praticaram um ténis soberbo, Gil perdeu o primeiro set por 6-2 no segundo esteve a perder por 5-3 Gil salvou 2 match points um com um winner de direita na linha, levando o segundo set em tie-break 7-6(4) no terceiro set Gil este a ganhar 3-0 com serviço, Gil com o cansaço acumulado foi perdendo a vantagem e deixou-se levar para o 5-5. Mesmo com todo o apoio do público Gil cedeu 5-7 num jogo de grande sofrimento!
Esta semana foi onde Gil foi mais bem sucedido na sua carreira...








Depois de algumas semanas com mau resultados Gil ganha o Challenger de Milan onde confirmou o seu favoritismo de primeiro cabeça de série. Vencendo na final Maximo Gonzalez por 6-1 7-5

Frederico Gil nos quartos em Tarragona


Frederico Gil venceu o italiano Andrea Arnaboldi ( nº315 do ranking mundial)
Gil venceu em três parciais por 6-3 6-7(3) 6-4 num jogo que ultrapassou a duração de 3 horas.
O próximo adversário de Gil é o vencedor entre o alemão Alexander Flock e o sexto cabeça de série (nº 120 do ranking mundial) Albert Ramos-Vinõlas
Boa Sorte Fred!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Frederico Gil na segunda ronda do Challenger de Tarragona




Na 1ª ronda do Challenger Tarragona, em Espanha, Frederico Gil não teve dificuldade em ultrapassar o espanhol Gabriel Trujillo-Soler e venceu por 6/3 e 6/4. Gil esteve sempre superior em todo o encontro e não sofreu qualquer break. Na segunda ronda Gil vai jogar contra o vencedor de um encontro 100% italiano de Andrea Arnaboldi contra Daniele Giorgini.

Frederico Gil sai do top 100




A eliminação na segunda ronda do challenger de Nápoles, onde defendia o título ganho no ano anterior, fez com que o número um português caísse 17 posições, de 84º para o 101º posto.
Frederico Gil jogará agora o torneio de Tarragona já referido anteriormente.
BORA GIL!