sábado, 11 de dezembro de 2010

Calendário de Frederico Gil para o Inicio de 2011


Frederico Gil vai jogar a fase de qualificação do ATP World Tour Sidney, torneio australiano de categoria 250, que antecede o Open da Austrália, primeira prova do “Grand Slam” de 2011.
Gil inicia a temporada no ATP World Tour Chennai (China), com início a 3 de Janeiro, após o qual viaja para a Austrália, para iniciar a participação no torneio de superfície dura de Sidney, de 10 a 17 de Janeiro, com as presenças já confirmadas do cipriota Marcos Baghdatis (vencedor em 2010) e do argentino Juan Martin del Potro (finalista do US Open em 2009).
No torneio de Chennai, Frederico Gil (101.ºATP), treinado por João Cunha e Silva, teve entrada directa no quadro principal juntamente com Rui Machado (93.º), a quem espera juntar-se no quadro principal do Open da Austrália. Se assim acontecer, dois tenistas portugueses integram a grelha principal do “major” australiano 20 anos depois de João Cunha e Silva e Nuno Marques (curiosamente, o sorteio colocou-os frente a frente na primeira ronda e o portuense venceu em cinco partidas).

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Fred em Chennai, não no Qatar


Ao contrario do que foi noticiado há alguns dias atrás, Frederico Gil vai iniciar a época de 2011 em Chennai na India e não em Doha no Qatar. Pedimos desculpa pelo (grande) lapso na divulgação da informação =). E agora já com 100% de certezas, o ATP 250 de Chennai será o primeiro torneio da temporada de Frederico Gil, o sintrense que beneficiará de entrada directa juntamente com outro português, Rui Machado. Este torneio terá uma das suas melhores ediçoes de sempre, já que conta com a presença de Tomas Berdych, Marin Cilic e Richard Gasquet como figuras de proa. O torneio disputar-se-à entre os dias 3 e 9 de Janeiro, no SDAT Tennis Center, em Chennai, India.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Frederico Gil fora do Top 100


Gil na actualização semanal do ATP Ranking desceu uma posição o que lhe custou a saída do Top 100, Gil que já acabou a sua época e que só volta a competir em Janeiro no Atp 250 de Doha provavelmente continuará fora do Top 100 até ao final da época porque esta é a última semana de Torneios de Categoria Challenger.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Fred começa época de 2011 em Doha



Está já conhecido o primeiro torneio da época de 2011 de Frederico Gil: o ATP 250 de Doha, no Qatar, a ser jogado entre os dias 3 e 10 de Janeiro de 2011. Esta já confirmada a participação de Rafael Nadal neste torneio, o espanhol nº1 da hierarquia mundial. O QatarExxonMobile Open oferece 1,024,000 $ em prémios monetários, 250 pontos ao vencedor e uma excelente preparação para o primeiro Grand Slam da época, o Open da Austrália.


VAMOS FRED!! 

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Gil termina temporada na primeira ronda do Qualy de Valência


Frederico Gil encerrou a temporada de 2010 com uma derrota na ronda inaugural do qualifying de Valência. O nº2 nacional e actual 100ºATP lutou por 2 horas e 31 minutos, mas acabou superado pelo espanhol Ivan Navarro, 187ºATP, pelos parciais de 3-6, 6-4 e 7-6(4).
Gil começou o encontro mais forte do que o espanhol e colocou-se com uma confortável vantagem de 6-3 e 4-2, dispondo de vários pontos para fazer o 5-2. O português não aproveitou e viu Navarro ganhar quatro jogos consecutivos que lhe custaram o segundo set e pouco depois o encontro. No terceiro e decisivo parcial, os dois jogadores mantiveram os respectivos serviços até ao tie-break, onde Navarro com o apoio do público acabaria por fechar o encontro.

sábado, 30 de outubro de 2010

Gil encontra Ivan Navarro na primeira ronda do qualifying de Valência









Gil vai jogar hoje a primeiro ronda do qualy de Valência, penso que o jogo vai ser mais difícil do que é esperado pois está a jogar contra um tenista da casa, apesar de ser apenas nº187 mundial...
O jogo ronda as 14h no court central.


Se Gil passar à segunda ronda vai lutar por um lugar no Quadro Principal contra o vencedor do encontro entre Alejandro Falla (3º cabeça de série e 85º da hierarquia mundial) e Benoit Paire.



BOA SORTE GIL!!

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Gil luta, mas cede






Gil (100 da hierarquia mundial) acaba de ceder contra Jo-Wilfried Tsonga (13 da hierarquia mundial) por 6-3 6-4. Tsonga tinha tudo a seu favor, estava a jogar em casa, teve bye na primeira ronda e estava folgado ao contrário de Gil que jogou segunda contra outro francês num jogo bastante intenso e durador.

«Sinto-me a jogar muito melhor mas ele também está. Apesar de jogarmos agora em indoor, que lhe é mais favorável devido ao seu forte serviço, senti-me a jogar bem.
Claro que podia ter sido mais agressivo num ou outro break-point e a este nível são esses pequenos momentos que decidem. Há que perceber o que posso melhorar para trabalhar e jogar melhor esses pontos. É este o caminho» declarou Gil satisfeito com a sua prestação...



O Jogo


Gil no primeiro set deu muita luta ao segundo cabeça de série, alias até teve muitos mais break points, 5 contra 1, mas a verdade é que Gil não aproveito nenhum e Tsonga aproveitou o único break point que teve... cedendo então o primeiro parcial por 6-3
Em relação ao serviço Gil serviu bem e até fez um às
Gil no segundo set continuou forte mas com ajuda do público Tsonga cresceu, fazendo 7 ases no segundo set!
Gil não teve nenhum break point e Tsonga teve um que aproveitou adiantando-se no marcador
Tsonga fechou o segundo parcial por 6-4




Gil acabou a participação neste torneio defendendo os 20 pontos que tinha a defender do ano passado em Vienna. Gil agora vai disputar o seu último torneio da temporada, o ATP 500 de Valência



BOA SORTE FRED!


terça-feira, 26 de outubro de 2010

Frederico Gil vs Jo-Wilfried Tsonga



Frederico Gil face a Jo-Wilfried Tsonga deverá e vai ser um embate escaldante para o tenista luso e para o ténis português em geral. Este embate, referente à 2º ronda do Open Sud de France, ou mais conhecido como ATP 250 de Montpellier, será jogado no Court Central e será o 4º encontro do dia. Este jogo nunca será realizado antes das 19:00 locais, 18:00 portuguesas. Frederico Gil e Jo-Wilfried Tsonga já se defrontaram por uma ocasião em Joanesburgo 2009, com a vitoria a cair para o lado do gaulês por 6-3 6-4.


VAMOS FRED!!! RUMO À GLÓRIA NO TÉNIS PORTUGUÊS!! 



segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Gil vence Roger-Vasselin, segue-se Tsonga





Frederico Gil enfrentou neste inicio de tarde, uma dura batalha, da qual saiu vencedor ao bater o francês e tenista da casa Edouard Roger-Vasselin pelos parciais de 6-4 2-6 7-5, vencendo a partida em 2:32 horas e qualificando-se assim para a 2º ronda do ATP 250 de Montpellier. O tenista luso, que esta semana perdeu o posto de numero 1 português na hierarquia mundial, começou melhor, conseguindo logo o break de entrada e salvando quatro pontos de break que teve contra si. Gil esteve particularmente bem no serviço no 1º set, fazendo 3 ases para uma dupla-falta e conseguindo uma percentagem de 66% no seu primeiro-serviço. No segundo set, a percentagem de 1ºs serviços dentro foi muito baixa, dando espaço as respostas profundas de Vasselin, que não vacilou nos momentos de fazer o break, e venceu o segundo set por 6-2. O terceiro set começou mal para o sintrense que depressa se viu a perder por 4-1 mas com uma garra e espírito e sacrifício enormes (e auxiliado por uma percentagem de 84% de primeiras bolas) deu a volta ao resultado e acabou com as esperanças de uma duelo 100 % francês na segunda ronda, vencendo Edouard Roger-Vasselin por 7-5 no ultimo set. Na 2º ronda, a ser jogada na quarta-feira, Frederico Gil vai defrontar o poderosíssimo Jo-Wilfried Tsonga, 13º da hierarquia mundial e segundo cabeça-de-serie da competição.

sábado, 23 de outubro de 2010

Frederico Gil em acção em Montpellier, má sorte no quadro principal


Esta semana, Frederico Gil regressa à Europa, mais propriamente a França para jogar o ATP 250 de Montpellier. Este torneio, que oferece 103.900 euros ao vencedor e 250 pontos para o ranking ATP, tem um quadro bastante forte, com cinco jogadores do top 20 mundial a participarem (Davydenko, Tsonga, Monfils, Ljubicic e Isner) mais 3 jogadores conhecidos do portugues (Montanes, Gasquet e Nalbandian). Entretanto o quadro de singulares masculino deste torneio já foi realizado e Fred jogará o seu encontro da 1º ronda com Edouard Roger-Vasselin, francês 126º colocado do ranking mundial. Se passar este teste encontrará o poderosissimo Jo-Wilfried Tsonga, gaulês com uma final do Grand Slam no seu palmarés e na 13º posição da hierarquia mundial.




BORA GIL!! DE NOVO AO TOP 100!!

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Gil, num mau momento de forma, escorrega em Seul

A campanha asiática de Frederico Gil continua a não correr bem ao sintrense, que desta feita foi afastado na 1º ronda em Seul pela jovem promessa Vasek Pospisil, 307º do ranking mundial. O nº1 nacional (deixará de sê-lo se Rui Machado atingir os quartos-de-final em Santiago do Chile) foi eliminado com os parciais de 7-6(4) 3-6 6-3, numa longa batalha, em que ambos os jogadores tiveram o seu momento de supremacia no jogo, mas acabou por ser Pospisil a agarrar a vitória.


VAMOS FRED!! ULTRAPASSA ISTO!!

domingo, 17 de outubro de 2010

Frederico Gil vs Vasek Pospisil

Esta semana em acção no Challenger de Seoul, Frederico Gil abrirá as hostilidades face a Vasek Pospisil, jovem promessa do ténis canadiano e jogador 307º classificado do ranking mundial. Este embate será disputado na jornada de amanhã, e será o 3º encontro do dia, precedido do embate entre Florent Serra e Tatsuma Ito. A jornada terá inicio as 10:30 locais, 1:30 portuguesas.



VAMOS FRED, RUMO AO TITULO!!

sábado, 16 de outubro de 2010

Quadro de Seul já realizado, Gil abre contra Pospisil

O quadro de Seul, realizado nesta madrugada, ditou um embate entre o sintrense, 5º cabeça-de-serie, e não Jaroslav Pospisil (carrasco de Gil anteriormente), mas sim o canadiano Varek Pospisil, 307º da hierarquia mundial. O Challenger de Seul tem um quadro principal bastante forte com 6 jogadores do top 100 mundial presentes, onde pontificam os nomes de Yen-Hsun Lu, Kevin Anderson, Florent Serra, Dudi Sela, Somdev Devvarman e claro Frederico Gil. Frederico Gil está na parte do quadro de Kevin Anderson, que se poderão encontrar nos quartos-de-final. Caso Gil ultrapasse este obstáculo, Dudi Sela ou Grega Zelmja esperam-no nas meias-finais (de acordo com as hierarquias pré-estabelecidas).


FORÇA GI!! RUMO AO TOP 50!!

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Career Highlights Já Disponível!

Venho por este meio informar que o Career Highlights já está disponível, pedimos desculpa pela nova inovação do Blog estar a demorar bastante tempo devido à escola e outras actividades... Estamos a fazer o possível.
Provavelmente a próxima actualização será o Playing Activity.
Obrigado

Frederico Gil em Seul, Coreia

Frederico Gil já rumou a Seul, na Coreia do Sul, para jogar o challenger local. Este torneio, jogado em piso duro, oferece 125,000$ em prémios monetários e 90 pontos ao vencedor. Gil terá 29 pontos a defender, em virtude de ter chegado aos quartos-de-final no Challenger de Orleans no ano passado.

FORÇA GIL!!

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Gil cai perante Dustov

Frederico Gil foi hoje surpreendentemente eliminado na 2º ronda do Challenger de Tashkent, cedendo frente ao uzbeque Farrukh Dustov, pelos parciais de 6-4 6-1, ao cabo de 1:29h de encontro. Num encontro em que o sintrense nao conseguiu encontrar o seu ritmo e não correspondeu às expectativas, Dustov, carregando a esperança que o povo uzbeque deposita nele, conseguiu superiorizar-se e bateu o tenista luso com parciais um pouco contraditórios à história do jogo. Gil sai de Tashkent com 10 pontos para o ranking ATP e 2,150$ no bolso.

BORA GIL!! MELHOR SORTE PARA A PRÓXIMA!!

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Frederico Gil vs Farrukh Dustov

No encontro da 2º ronda, a ser disputado amanhã, Frederico Gil irá defrontar o wildcard uzbeque Farrukh Dustov, 383º do ranking mundial, e jogador que Gil nunca defrontou. Este encontro será jogado amanhã, no court central e será o 3º jogo do dia. A jornada começa às 11:00 locais, 6:00 portuguesas.



BOA SORTE FRED!!

Frederico Gil eliminado em pares

Frederico Gil e o seu parceiro, o checo Dusan Lojda, foram eliminados esta tarde do Challenger de Tahkent, em pares, pelo par formado pelo australiano Sadik Kadir e pelo indiano Purav Raja, pelos parciais de 6-1 3-6 10-3. Frederico Gil concentra-se então apenas na variante de singulares, onde terá pela frente o uzbeque Farrukh Dustov, na 2º ronda da variante.

Fred na 2º ronda em Tashkent

O melhor tenista nacional de sempre, Frederico Gil, apurou-se esta manhã para a 2º ronda do Challenger de Tashkent, batendo em 2 parciais o espanhol Adrian Menendez-Maceiras, 6-4 7-6(6). Num encontro em que Gil sempre esteve na frente do marcador, o único break do primeiro set foi conquistado pelo sintrense no sétimo jogo, abrindo caminho para a vitória no primeiro parcial. No 2º set, Gil esteve a servir para fechar o encontro a 5-4, mas um pequeno lapso de concentração permitiu o espanhol levar o set a um tie-break, onde Gil superiorizou-se por 8-6. De lograr a capacidade de sacrificio de Gil, que após uma viagem muito longa, de Espanha para o Uzbequistão, conseguiu manter a concentração e os indices fisicos elevados para se apurar para a segunda ronda. Na 2º ronda, Gil irá defrontar o tenista da casa Farrukh Dustov, 383 do ranking ATP, e o favorito da casa.

EXCELENTE VITÓRIA FRED! 

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Fred novamente no Top 100


A estadia de Frederico Gil fora do Top 100 apenas durou uma semana (felizmente) já que na actualização do ranking esta semana, Gil passou do 101º para o 96º posto da hierarquia mundial, graças às meias-finais que atingiu em Tarragona e que lhe valeram mais 29 pontos no ranking mundial.


BORA GIL!! RUMO AO TOP 50!!

Fred vs Adrian Menendez-Maceiras

No encontro de 1º ronda do quadro de singulares masculinos no Challenger de Tashkent, Frederico Gil irá encontrar Adrian Menendez-Maceiras, num encontro que será disputado amanhã, pelas 10:00 horas uzbeques, 5:00 em Portugal. Este encontro será o primeio da jornada no Court 2.

BOA SORTE FRED!!

domingo, 10 de outubro de 2010

OBRIGADO

É com muito agrado que vos informo que: Atingimos os 1000 visitantes :'D

Tudo começou como uma brincadeira por sms's. Eram uma da manhã e o Fred estava a defrontar o poderosissimo John Isner. O Manel, que muitos de vocês conhecem, manda-me um sms a dizer: "Se o Fred perde, vamos começar um blog sobre ele" e eu ao principio não consegui acreditar, porque um blog dá trabalho e arranjei todas as desculpas possiveis para não o fazermos. Mas... o Fred perdeu e aqui estamos nós. COM 1000 VISITANTES!! Aconteceu tudo tão depressa. No inicio, nem sabíamos pôr um fundo no blog. Agora, é motivo de atracção pelos fãs do Fred em Portugal (e, futuramente, no mundo inteiro).

Por isso queria dizer OBRIGADO a todos aqueles que tornaram este post possivel:
  • Mikael
  • David
  • Miss Hulk
  • Toni
  • André Braga
  • Siroki
  • E TODOS OS OUTROS

Obrigado por tudo. Vocês tem sido incriveis. :'D

Próxima Paragem: Tashkent

Depois da derrota com o checo Jaroslav Pospisil, nas meias-finais do torneio de Tarragona, Gil irá rumar ao Usbequistão, para jogar o Challenger de Tashkent, torneio que distribui 125,000$ de prize-money e no qual Gil não terá qualquer ponto a defender, apenas o seu estatuto como 3º cabeça-de-serie. O quadro deste Challenger já foi revelado e Gil abre contra o espanhol Adrian Menendez-Meceiras, 250º jogador da hierarquia mundial. Estes jogadores já se defrontaram 3 vezes, com as vitórias a sorrirem sempre ao sintrense, a última das quais em 2008, em East London. Gil tem ainda na sua parte do quadro Rainer Schuettler, 84º jogador do ranking mundial mas que já marcou presença numa final de um Grand Slam no Open da Austrália, em 2003, e tem como melhor ranking o 5º posto alcançado em 2004. Recorde-se que a presença nas meias-finais em Tarragona valeu a entrada de Gil no top 100 mundial, provavelmente para o 95º posto.

BORAA GIL!! RUMO AO TOP 50!!

sábado, 9 de outubro de 2010

Frederico Gil termina a sua campanha em Tarragona






Depois de duas vitórias consecutivas em embates cuja duração superou as 3 horas de jogo, Frederico Gil (101º do ranking do ATP World Tour), cedeu hoje após nova maratona. Em embate relativo às meias-finais do V Open Costa Daurada, Challenger 30,000$ de Tarragona, Gil caiu às mãos do checo Jaroslav Pospisil, 146ºATP, pelos parciais de 6-2, 4-6, 7-6(5).

O tenista português correu sempre atrás do marcador no terceiro set. Gil quando o marcador indicava 5-6 Gil salvou 1 match point. Fred ceder por 7-5 no tie-break. Esta é a segunda vez em 2010 que Gil não consegue ultrapassar o experiente checo.
Apesar da derrota, Gil tem garantido o regresso ao top-100 mundial com os 29 pontos amealhados pela meia-final em Tarragona. Na próxima semana, o nº1 nacional rumará até ao Uzbequistão, onde defenderá o estatuto de 3ºCS no forte Challenger de Tashkent.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Gil: O Homem-Maratona

Frederico Gil está cada vez mais a tornar-se o "Homem-Maratona" da edição de 2010 do Open Costa Daurada, em Tarragona, Espanha. Depois de um embate de 2ª ronda com a duração de quase 3 horas, desta feita Gil prevaleceu sobre o espanhol Albert Ramos-Viñolas, 120 do ranking mundial e 6º cabeça-de-serie no torneio, pelos parciais de 6-4 4-6 6-4, num jogo com a duração de aproximadamente 3 horas. Num jogo termendamente equilibrado, foi Gil a prevalecer, num jogo em que o tenista de sintra nunca esteve em posição para perder o encontro, já que esteve a liderar o encontro por 4-1 no terceiro e decisivo set. Nas meias-finais, a serem disputadas amanhã, Frederico Gil vai discutir o acesso à final com o checo Jaroslav Pospisil, jogador que está em grande forma e a viver o seu melhor ranking de sempre (146º posição), que há duas semanas venceu o Challenger de Trnava, e que já causou uma surpresa neste Open de Tarragona, eliminando o espanhol, 2º cabeça-de-serie, Pablo Andujar. Frederico Gil e Jaroslav Pospisil já se defrontaram uma vez, ainda este ano, no challenger de Projestov, com a vitória a cair para o lado do checo, pelos parciais de 7-6(8) 6-4. Este embate das meias-finais será disputado no Court Central, no 2º encontro do dia, nunca antes do 12:00, hora local, 11:00, hora portuguesa.

ESFORÇO E DEDICAÇÃO COMPENSAM!! CONTINUA ASSIM FRED

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Frederico Gil em Tarragona


No challenger de Tarragona, Frederico Gil vai defrontar o espanhol Albert Ramos-Viñolas, 120º classificado do ranking mundial e 6º cabeça-de-serie deste torneio, num jogo que decorrerá no Court Central, nunca antes das 18:30 locais, 17:30 em Portugal Continental.

FORÇA FRED!!

Destaques na sua carreira/Career Highlights


2004 - Chegou até à final, em duplas, em três Futures jogando ao lado de Bernardo Mota


2005 - Ganhou três títulos de Futures, dois em Portugal derrotando na final Gra
nollers-Pujol em ambos. O seu outro título foi em Venezuela. Em duplas foi finalista no Challenger de Bogotá jogando ao lado de Ricardo Melo e em Portugal venceu, também em duplas três Futures

2006 - Em Maio, fez sua estreia no Estoril Open com WildCard e chegou até aos quartos de final onde perdeu com o vencedor, Nalbandian. Capturado primeiro título Challenger em Junho no Challenger de Sassuolo derrotando na final Fraile.Também conquistou dois títulos em Futures, e três finais. Em duplas, ganhou um Future em Portugal. Vice-campeão no Challenger de Milão jogandoao lado de Viloca e em três outros Futures
2007 - O número 1 nacional terminou no Top 150 pela primeira vez ...
A temporada começou na Taça Davis contra a Geórgia onde perdeu para Chikhladze em Fevereiro.
Caiu na primeira ronda de Casablanca contra Bennetau, antes de chegar à segunda ronda no Estoril Open, com uma boa vitória sobre Ramirez Hidalgo e depois cedeu contra Richard Gasquet.
Foi 1-5 em nível ATP e em duplas 0-2.
No circuito Challenger, ganhou o Challenger de Sevilha, na final ganhou a Andujar.
Imediatamente Gil subiu para o número 135 mundial, o seu melhor ranking até ao momento, em Setembro. Em duplas terminou o ano com 4 finais em Challengers, Karlsruhe, Furth, Manerbio e Bogotá.

2008 - Em 2008 Gil teve um registo excelente de 37-19, venceu com destaque os Challengers de Sassuolo, vencendo Santiago Ventura na final e Istambul derrotando na final Dorsch. Alcançou também as meias finais em East London, Milão e Turim, também quartos de final em sete Challengers e também no Estoril Open onde teve
uma prestação estrondosa e perdeu apenas contra o nº1 mundial, vencedor do
torneio, Roger Federer (6-4 6-1).
Em Grand Slams participou em Roland Garros, Wimbledon e Us Open, Gil perdeu todos estes na primeira ronda, ironicamente sempre para o mesmo adversário, Jeremy Chardy...

2009 - Terminou 2008 com a sua mais alta posição no ranking de sempre (desde 1973) e o primeiro jogador de seu país no final do ano no Top 100 desde Nuno Marques em 1995 (92º mundial).
Começou a época em Fevereiro, com resultados extraordinários com meias
finais em Joanesburgo perdeu com o vencedor do Torneio, Tsonga e em Costa de Sauípe, perdendo contra Belucci (jogador da casa), anteriormente nos quartos de final venceu Nicolas Almagro...

(Quando Gil ganhou a Almagro, a sua melhor vitória de sempre)

Em Março, continuando a sua óptima campanha, chegando até à terceira ronda Miami
qualificando-se e vencendo a Zverev e Karlovic, Gil apenas foi parado por Nadal num jogo memorável (perdeu 7-5 6-3).


( Gil festejando depois de uma excelente vitória contra Karlovic )


Gil também alcançou os quartos em Casablanca, perdeu com Montanes.


(Gil jogando contra Montanes nos quartos de final do torneio de Casablanca)


Em Barcelona qualificou-se para o quadro principal e ainda passou uma ronda, de novo parado por Nadal, num jogo não tão bom como em Miami, perdeu por duplo 6-2.



(Frederico Gil jogando contra Rafael Nadal em Barcelona)


Gil também participou no Estoril Open onde perdeu na primeira ronda contra James Blake que conseguiu chegar até à final.


(Gil a fazer volley contra Blake no Court Central do Estoril Open)


Também foi semi finalista no Challenger de Turim perdendo contra Gaudio.
Gil, até Agosto, estava numa onda de azar, até quando chegou às meias finais no Challenger de Istambul e seguiu com terceira ronda em New Haven perdendo com Andreev.
Em Outubro, venceu o Challenger de Nápoles vencendo na final Potito Starace e também chegou aos quartos de final no Challenger de Orleans, perdeu contra Llodra.

2010- Começou mal a temporada perdendo contra Potito Starace em Doha por claros ( 6-2 6-0).
Depois jogou em Sydney onde se qualificou para o Quadro Principal onde perdeu também para Potito Starace, agora com um resultado não tão desiquilibrado (6-1 6-4).
Depois jogou no Open de Austrália onde perdeu contra David Ferrer num jogo onde Gil nunca esteve normal, pensa-se que foi devido às condições climatéricas que estavam muito quentes, logo, Gil, perdeu por 0-6 0-6 0-2 Ret



(Gil contra Ferrer)


Depois Gil jogou no Open do Brasil onde tinha de defender 90 pontos, apenas defendeu 20, perdendo na segunda ronda contra Pablo Cuevas (50 da hierarquia mundial)



(Gil no Open do Brasil)



Depois jogou em Buenos Aires perdendo na segunda ronda novamente contra Ferrer agora por 3-6 0-6. Nos torneios seguintes Gil esteve muito mal perdendo contra jogadores muito menos cotados...
Apenas voltou ao seu melhor ténis no Estoril Open...
Gil venceu Florian Mayer num excelente jogo que durou mais de duas horas. Gil ganhou por 6-2 6-7(5) e no terceiro set Gil esteve a perder 3-0 e de uma forma inacreditável venceu 6-3!
Na segunda ronda jogou contra Santiago Giraldo que estava num bom momento de forma e Gil de forma superior venceu por duplo 6-4.
Nos quartos de final jogou contra o compatriota e colega Rui Machado, ambos têm o mesmo treinador, João Cunha Silva. Gil ganhou 4-6 7-6(1) 6-3 num jogo em que ambos jogaram ao seu melhor nível.
Nas meias finais Gil jogou contra Guillermo Garcia Lopez por um lugar na final, num jogo que apenas quem foi ao Jamor pode acompanhar, Gil ganhou 6-2 5-7 6-3.
Na final Gil iria encontrar Montanes que ganhou ao número um mundial Roger Federer.
Gil já tinha mais de 7 horas de jogo em 4 encontros.
Numa final que se pode dizer que foi a melhor final do Estoril Open levando mais de 5 mil pessoas ao Jamor Gil e Montanes praticaram um ténis soberbo, Gil perdeu o primeiro set por 6-2 no segundo esteve a perder por 5-3 Gil salvou 2 match points um com um winner de direita na linha, levando o segundo set em tie-break 7-6(4) no terceiro set Gil este a ganhar 3-0 com serviço, Gil com o cansaço acumulado foi perdendo a vantagem e deixou-se levar para o 5-5. Mesmo com todo o apoio do público Gil cedeu 5-7 num jogo de grande sofrimento!
Esta semana foi onde Gil foi mais bem sucedido na sua carreira...








Depois de algumas semanas com mau resultados Gil ganha o Challenger de Milan onde confirmou o seu favoritismo de primeiro cabeça de série. Vencendo na final Maximo Gonzalez por 6-1 7-5